A candidatura online para as tropas pára-quedistas

Porquê uma candidatura online?
Ao longo do tempo em que fui prestando serviço na Escola de Tropas Pára-quedistas, ia reparando no arcaico processo de candidatura. Funcionava mais ou menos assim:

1. Numa acção de divulgação era entregue ao possivel candidato um pequeno prospecto, onde o mesmo era convidado a prestar serviço nas Tropas Pára-quedistas. Para isso o mesmo deveria escrever uma carta ou enviar uma pré-inscrição, pelos CTT, a manifestar a intençao de ser pára-quedista.

2. Após a recepção da pré-inscrição, o pessoal responsável da ETP respondia-lhe, também via CTT, por carta, anexando um formulário em papel e outra carta a explicar quais os documentos necessários que o candidato deveria reunir.

3. O candidato recebia a carta e depois de ter em seu poder todos os documentos solicitados, enviava nova correspondência com os mesmos.

4. A ETP recebia os documentos e iniciava o processo de recrutamento.

Desde o ponto 1 ao ponto 4, demorava, em média, 3 semanas. Com o processo de recrutamento online demora... 5 minutos.

Como funciona?
Partindo do principio que o candidato já tem em seu poder todas as informações acerca dos documentos necessários para enviar, ou já tem mesmo os documentos, bastará para isso:


Passo único: O candidato acede a http://www.paraquedistas.com.pt/euquero.html (desactivado) e preenche o formulário. Ao preencher o formulário, o candidato poderá fornecer informações adicionais. Após o prenchimento basta clicar em "Enviar a minha inscrição"

O meio de comunicação entre a Entidade Militar e o candidato é o endereço de correio electrónico. Torna-se pois essencial que seja escrito correctamente, ou nenhuma candidatura será recebida.

O Formulário de candidatura

2º passo. Após o envio da candidatura, a mesma é recebida, em formato de e-mail na caixa de correio do Centro de Recrutamento da àrea do candidato. Simultaneamente este recebe, no endereço de e-mail referido no formulário de candidatura, todas as instruções para que possa, de imediato, dar origem ao processo de ingresso na vida militar.

Diariamente eram recebidas inscrições. Este prova ser um método de sucesso, gratuíto e instantâneo.

 

Mensagem de boas vindas.

Informações ao candidato

Número de inscrições

Mensagem após o preenchimento

Este processo funcionou durante cinco anos, após os quais o site do Exército passou a disponibilizar uma ferramenta nos mesmos moldes, pelo que deixou de fazer sentido a sua continuidade.