Conversor Numeral -> Extenso

Como surgiu:
Um dia, um camarada meu lamentava-se pelo facto de perder imenso tempo a preencher células no Excel. Ao perguntar-lhe a razão, respondeu-me que tinha algumas dezenas de recibos para preencher, onde constavam, entre outros elementos, o valor do recibo em valor numérico (por exemplo 234,16€), seguido pela respectiva correspondência em extenso (no caso do mesmo exemplo, "Duzentos e trinta e quatro euros e dezasseis cêntimos"). Ao ter que o fazer algumas dezenas de vezes, todos os meses, perdia imenso tempo, além de inadvertidamente digitar erros de concordância entre os valores em formato numérico e por extenso. 

Depois de abrir o programa, introduza na coluna a azul os valores em formato numérico que pretende ver convertidos, tal como mostra a imagem abaixo.

Depois dos valores introduzidos (ou colados - se colar dados a partir de outro programa, como o Word ou o Excel, faça clique direito com o rato e seleccione a opção 'Colar especial - valores'), basta clicar em "Converter"... et voilá...

 

Em baixo mostro algumas das fórmulas no excel, com funções imbrincadas, isto é, usar numa célula uma fórmula que contém várias funções, por exemplo compactar, se, e, valor, esquerda, direita, proc.

Criado em 2002 na versão Excel 2000.

 

Após pedido de uma utilizadora, atualizei o programa em Julho de 2020 para a versão Excel 2019 e que permite agora valores até 999 999,99€.

 

Eventuais erros poderão ser reportados para o meu Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O ficheiro pode ser descarregado aqui.