Oito anos depois elaboro uma nova versão, mais fácil de utilizar e com mais funcionalidades. [Agosto de 2018]

[Fevereiro 2010] Foi-me solicitada ajuda na área do planeamento dos serviços inerentes a um Posto Territorial. Nesse sentido desenvolvi uma solução informática que visa ajudar numa das tarefas dos responsáveis pela elaboração diária da escala de serviço.


As vantagens do programa são em número considerável mas destaco a rapidez, precisão e fiabilidade que permite aos militares obter atempadamente as informações relativas aos serviço, o que lhes permite planear a sua vida profissional e pessoal, o que se traduz numa maior motivação para o trabalho.

O ecrã de abertura. É essencial a activação de macros para que o programa funcione correctamente.

Clique em cada separador para conhecer as funcionalidades do programa.

Em baixo estão 4 vídeos de ajuda que complementam as imagens descritas acima.

Alguns dados estatísticos acerca deste programa:


Tamanho: 3,9 MB | Número de folhas: 26 | Formatação Condicional: 0 | Fórmulas: 13989 | Tempo de edição: 96 horas


O programa foi compilado com a versão original do Excel 2016 MSO (16.0.10325.20082) 32 bits, não sendo compatível com as versões 97/2000. Na versão 2010, a funcionalidade 'segmentação de dados' (slicers) não funciona, mas é possível usar o programa. Aconselha-se a utilização das versões 2013 e 2016.


É com orgulho e satisfação que forneço gratuitamente a aplicação à GNR, instituição que muito admiro.


Por razões de segurança não será possível o download directo do programa, mas enviá-lo-ei a quem mo solicitar. Os pedidos deverão ser feitos para o meu email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Só enviarei o programa para endereços de e-mail do domínio @gnr.