Go to content

Main menu:

A forma de gerir facilmente o orçamento familiar

O meu trabalho > Trabalhos em Excel

Gestão doméstica



O programa "Gestão doméstica" foi feito em Excel e permite gerir as despesas domésticas, duma forma extremamente simples e prática.

Nota: As macros deverão ser activadas no Excel. Para possibilitar a execução de macros no Excel, vá a Ferramentas - Macro - Segurança. No separador "Nível de segurança", seleccione a opção "Média".

Ao abrir o ficheiro (depois de ter activado as macros), ser-lhe-á apresentado no ecran uma imagem idêntica à que reproduzo à direita.

Ao abrir o ficheiro gestao.xls ser-lhe-á pedido que solicite a execução de macros no ficheiro. Seleccione a opção "activar macros". Atenção que só deve activar macros em ficheiros que conheça o seu conteúdo ou provindos de pessoas em quem confia.
Um ficheiro de excel, ou mesmo do word, pode conter código malicioso que danifica o seu computador se os abrir.

Com este ficheiro, porderemos planear o nosso orlamento familiar. Vamos supor que estamos a meados do mês de Julho. Se já soubermos o valor dos ordenados e as despesas que irão acontecer no final do mês de Julho, teremos então a seguinte folha:

Existe um outro separador, com o nome "Despesas periódicas". São despesas esporádicas, algumas anuais - como o seguro do carro, por exemplo; outras são semestrais, ou trimestrais.

No respectivo mês devem-se incluir as despesas que vamos ter ao longo do ano. Desta forma ao planearmos um novo mês, poderemos facilmente certificarmos-nos se existe ou não uma despesa extra nesse mês, e incluí-la, se for o caso.

O programa é gratuíto, não tem qualquer password e pode ser modificado para servir as necessidades de qualquer pessoa que o ache útil. Eu acho! Pode ser descarregado aqui.
.

Back to content | Back to main menu